Fashion Law


Lilian Pacce está divulgando este debate referente a Lei na Moda (tradução livre), tema super importante.

Até hoje o que eu sabia -- não sou expert no assunto -- era que a noção de direitos autorais não se aplica à Moda, visto que esta é considerada um bem de consumo.
Logo, se existe uma lei que proteja a propriedade intelectual de produtos da Moda, é vital que seja mais divulgada para também poder ser aplicada.

Se por um lado há muitas pessoas que acham as cópias boas, pois nos dão acesso a um design desejado sem o investimento alto no item original, eu penso exatamente o contrário. De que adianta você ter uma bolsa com design Céline se a mesma não tem igual qualidade? Um sapato Louboutin não se resume à sola vermelha. Há todo um know how envolvido que transforma aquele par em um sapato fora do comum. Idem com bolsas e roupas. A quem estamos querendo enganar ao usar algo 'inspired' - a.k.a. literalmente copiado?

Algumas empresas fazem uma versão do objeto original, acrescentam detalhes, modificam um pouco a forma. Você até enxerga onde eles se inspiraram, mas não é uma cópia. Esses eu aceito.
Agora, as cópias descaradas não consumo e não aprovo. E ficaria feliz em ver essa indústria da cópia literal sendo desativada.

E você, o que acha?

Comentários