Regras no vestir


Ontem acompanhei estes tweets da Oficina de Estilo, veja abaixo (colocados em ordem direta para facilitar a leitura):

A colocação delas é perfeita para nosso tempo atual, onde o politicamente correto é esperado sempre. Realmente, quem pode ditar normas de vestir? Isso ainda existe hoje em dia? E a liberdade individual e o estilo próprio, onde ficam se há regras?

Apesar de concordar plenamente com isso, consigo entender a pobre jornalista. Nem todas as pessoas podem se dar ao luxo de acompanhar livros e revistas e blogs e sites de moda; poucas tiveram oportunidade de fazer uma consultoria de estilo. Para quem é leigo, a "receita de bolo" ajuda no dia a dia.

Receita do tipo: "Se você tem busto grande, evite decotes fechados e estampas chamativas centrais. Prefira decotes em V."
É uma regra? É, mais ou menos. É uma informação de quem já estudou a situação e conseguiu visualizar o que é melhor para esse caso. Ninguém está falando para a pessoa NUNCA usar outro tipo de blusa mas, se quiser um conselho para acertar com mais facilidade, esse é um caminho.

Uma resposta que poderia ter sido dada ao jornal é "em quem a calça de cintura alta fica melhor". Não é uma questão de pode ou não pode, mas de experiência com a modelagem. Isso poderia ajudar o leitor da matéria.

Todo mundo pode experimentar, todo mundo DEVE experimentar. Porém, eu considero que ter uma indicação de alguém que se dedica ao assunto é algo bem vindo, e não é politicamente incorreto.
#sóacho

Comentários