Viva também offline


Nossa vida tem estado cada vez mais dependente da tecnologia ao alcance dos dedos. Quem consegue se imaginar sem celular, hoje em dia? Além da função óbvia de telefone, seu uso como conexão de pessoas via Facebook, Whatsapp, Twitter, etc., já é considerado um default.

No entanto, temos exagerado no seu uso. Ultimamente é comum ver pessoas em um grupo, em situação social -- almoço, passeio, etc. -- alheias, totalmente imersas em seus mundos digitais, cada uma delas vivendo numa realidade diferente e ninguém efetivamente presencial ao encontro. Acho isso tão triste...
E a coisa está tão disseminada que até fez surgir uma campanha para valorizar os momentos longe do aparelho: o projeto Not On App Store
Dois brasileiros e uma sueca criaram esse projeto que consiste em colocar placas, disponíveis no site do trio, em situações, lugares ou em pessoas REAIS que fazem bem a você. Ou seja: chamar atenção para situações cotidianas e offline que trazem prazer, enfatizando que a vida não existe somente com a interface de um aparelho celular.
Jogar em grupo, nadar, ler um bom livro, visitar um parque, etc., são boas sugestões de prazeres simples que não podem ser comprados em lojas de aplicativos.

Incrível como nos viciamos fácil e chega a ser irônico precisar de uma campanha para lembrar as pessoas de viverem realmente e não somente no mundo virtual.
Apoio a iniciativa! Estamos mesmo precisando acordar da dominação do online.
 

Comentários