PostSecret - o projeto

Leio o site PostSecret [este link] todos os domingos, já nem lembro mais desde quanto tempo. É fantástico como alguns segredos tocam a gente e, por outro lado, como as pessoas pensam coisas inacreditáveis também.
O site é semanalmente atualizado com novos cartões postais contendo segredos que são enviados anonimamente para o endereço de Frank Warren, o americano que teve a ideia de enviar postais selados para desconhecidos pedindo que os mesmos escrevessem (sem se identificar) algo que não tinham coragem de expor às pessoas que os rodeavam.
A ideia de postagem de segredos cresceu como uma bola de neve. 

Acho que ler segredos faz com que nos identifiquemos com alguns e isso mostra que não estamos sozinhos, que outras pessoas estão passando pelo mesmo que nós, o que dá alívio e mais coragem para vencer qualquer que seja o desafio autoimposto.

Hoje há vários livros já publicados com fotos dos postais recebidos por ele. Comprei o título "A Lifetime of Secrets" pela Amazon. Entregaram rápido e o devorei em horas.
Não é o último que foi lançado, o deste ano não encontrei nas livrarias. Mas, na verdade, pouco importa: a natureza dos segredos é  atemporal -- este é de 2007 e todos os segredos poderiam ter sido escritos ontem.
Ele é o quarto livro do projeto PostSecret e "foram selecionados postcards que mostram como segredos podem revelar um impulso momentâneo ou podem nos assombrar por décadas. Foi organizado em ordem cronológica através da infância, adolescência, idade adulta e maturidade".
É assustador e inspirador, ao mesmo tempo.

Apesar de não ser um livro barato (R$79), fiz questão de comprar para retribuir em parte o que o projeto disponibiliza gratuitamente para todos via site, durante tantos domingos. Sempre acho que precisamos apoiar as iniciativas que nos agradam, que nos tocam.
Recomendo muito a leitura.

P.S.: 'Postcard' nos moldes do projeto PostSecret:
 Faça um você também, é desafiador.

[post atualizado, baseado em dois do meu antigo blog]

Comentários