Princesas Disney

O site Buzzfeed fez um post onde comparou mulheres reais, vestidas com as roupas características das princesas Disney, com as princesas dos desenhos originais. O texto destacava que nos desenhos as princesas tinham olhos gigantes, pescoços compridos, cinturas minúsculas, etc. Pegaram essas características e fizeram photoshop com as mulheres reais, para dizer como elas se pareceriam se tivessem as proporções da Disney.
Óbvio que não deu boa coisa:
Nem preciso colocar todas as fotos para tirarmos as seguintes conclusões: -1- as proporções das princesas dos desenhos não são reais; - 2- não há sentido na proposta de "transformar" mulheres em desenhos animados.

Toda a polêmica foi montada para ter uma posição de "olhem como os desenhos influenciam as meninas a ansiarem por um corpo irreal" quando, na verdade, desenhos animados trabalham com o irreal, com o macaco que fala, com o gênio que sai da lâmpada, ou seja: com imaginação, com algo essencialmente fora da realidade.
Achei a discussão vazia e uma vontade de criar polêmica onde não existe problema. Certeza que qualquer menina que adore as princesas vai admirar as princesas reais da foto acima. Crianças não são tolas, elas sabem o que é faz-de-conta e o que é de-verdade.

Sim, é necessário pensarmos em mudança dos paradigmas de beleza: mas nas propagandas, nas modelos, nas revistas. Desenhos? Ora, deixem os desenhos em paz que eles não fazem mal a ninguém...

Comentários