Kondo / Peças indispensáveis

O método de limpar o guarda-roupa só deixando o que faz os olhos brilharem funciona super bem: o armário fica enxuto e muito lindo!

Porém, alguns itens específicos têm que ser pensados de forma diferente. Além, obviamente, das meias, casacos pesados e galochas :), camisetas básicas não fazem olho algum brilhar mas são super necessárias.
Hoje queria usar um colete e senti falta de ter deixado no armário algumas camisetinhas ou malhas de mangas compridas daquelas bem básicas, tipo inteira branca ou inteira preta.

Por conta disso, vale destacar um truque a ser aplicado por quem se animou com o KonMari e vai destralhar o guarda-roupas: coloque as peças descartadas em malas e mantenha-as em casa por algum tempo. Assim, se depois da animação inicial você sentir falta de algo específico, pode recuperá-lo. Só não vale pegar tudo de volta, ok?
Sábado ajudei minha irmã a organizar o guarda-roupas e ela também aprovou o método. No início ela estava achando difícil entender o que era esse "spark joy" com relação às roupas, e como fazer para distinguir se uma peça realmente brilhava ou não. Mas tão logo chegou a uma que efetivamente a fazia feliz quando era usada, o processo imediatamente se desenrolou super bem.

No livro a autora diz que esse destralhamento deve ser feito particularmente, sem ninguém dando palpite. Até porque algumas vezes você vai se deparar com alguma roupa linda mas que não lhe faz bem, que não lhe agrada, e a outra pessoa vai falar o quanto a peça é bonita, ou cara, ou especial, etc., e atrapalhar o processo. Mas se você tiver alguém que consiga não dar opinião e somente ajudar a vestir-desvestir-dobrar-guardar as peças, ajuda muito e a maratona leva bem menos horas.

Ainda na dúvida se vale a pena arriscar esse destralhamento? Não fique! É muito bom e o resultado é bem legal mesmo. [se resolver fazer, depois me conta!] 

Comentários