Sobre emagrecer

Ontem experimentei uma calça linda 44, que serviu mas... ficou meio justa.
Qual a primeira ideia que lhe vem à cabeça quando isso acontece? Acho que o normal é alguma reação entre as frases "Vixe, preciso emagrecer..." e "Socorro! Dieta JÁ!".

Logicamente foi algo assim que pensei e até combinei com minha irmã que nos auxiliaríamos mutuamente a perder pelo menos duas Adiposes [whovians entenderão. :D].

No entanto, pensando sobre o caso, cheguei à conclusão que NÃO, não vou perder peso algum. Apesar do meu IMC estar 26 [o considerado ideal é até 25], acho regime uma forma de perder vida. E, toda vez que emagreci, meu ponto de equilíbrio (aquele peso que seu corpo assume quando você não dá bola para ele) se estabilizou bem mais alto que antes.


É gostoso estar acima do peso?
Não é. As roupas não ficam bem, os fanáticos por ginástica lhe olham com piedade e, definitivamente, não se sai bem nas fotos.

Mas isso tudo é bobagem se a gente está de bem consigo mesmo. Eu estou DE BOA comigo mais gordinha. Desde que engordei eu deixei de sentir o frio patológico que tinha sob qualquer ventinho. E, o mais importante: parei de ficar doente. Não é bonito ter IMC 18 (que tive por vários anos) quando é acompanhado de constantes infeções por imunidade baixa.

Antes que alguém diga que estou fazendo apologia à obesidade, não é isso. Estou fazendo apologia a um excessinho de peso de indulgência a quem, como eu, está com +50 anos. E que não afetou pressão (continua baixa) e que não está me deixando doente.

Acho que até esta altura da vida a gente focou prioritariamente em estudar, criar família, educar filhos, crescer profissionalmente. Agora está na hora de se recompensar um pouco.
Se para você recompensa é fazer ginástica e dieta e se manter com corpo de 20', parabéns. Para mim é não lutar mais contra o ponto de equilíbrio que meu corpo acha por bem ter, aceitá-lo e aproveitar o resto do passeio por aqui.


Por que a rebeldia sobre emagrecer? 
Porque ultimamente estamos lendo [*] que devemos nos aceitar com o corpo e a beleza que temos. PORÉM, as revistas femininas e a mídia continuam dando muito mais espaço para a ideia de que há um creme ou uma máscara ou qualquer outro produto que vai lhe consertar e você, então, será perfeita.

Exemplo? Na Revista Estilo de Set/15, a chamada da Editora é pela campanha #terEstilo, que mostra mulheres valorizando o que têm de diferente: o nariz adunco, o cabelo afro, etc. Ótimo, não é? Agora vire mais umas páginas. Você vai encontrar as novidades do mercado para fazer depilação definitiva, laser para amenizar rugas, aparelho para fazer cachos. E quando falam da atriz da capa, destacam o fato dela ter tido filho e ter "recuperado sua forma. Está ainda mais linda e esguia" [sic]. Ou seja: aqui é um assopra e depois bate. Você lê que pode ser do jeito que quiser e, em seguida, lê diversas formas de melhorar através de tratamentos, e o modelo de beleza apresentado é a recém-mãe que está magra e sarada. Aka, mensagens super conflitantes.

Estando sujeitas a essas influências, será que algum dia conseguiremos MESMO nos aceitar como somos? Se dependermos da mídia, será difícil. Temos que ler tudo tendo muito discernimento nessa hora!!!


Conclusão
Eu quero me aceitar como sou HOJE, não me adianta que o prazo para a campanha Dove ser totalmente absorvida pelas mulheres seja considerado daqui a 50 anos [dado real].

Por isso, abraçando as campanhas que nos enaltecem e repelindo as mensagens de que a "beleza está lá fora" (desculpem, não resisti, rs) estou totalmente em defesa do meu corpo real [sim, ele mesmo] e de ser feliz AGORA -- não é para mim essa luta de TER de caber no número X de determinada peça de roupa.
 Adipose ;)

[*] Algumas campanhas pró-aceitação
Dove Real Beleza (acho que a mais conhecida por aqui)
This Girl Can: reportagem e site
Ame suas marcas: reportagem e reportagem
Embrace: leia neste blog
Lingerie Ultimo: leia neste blog
#terEstilo: no instagram @revistaestilo
Ou veja quantas notícias ao colocar "corpo perfeito" no Google: exemplo
Até a finada Capricho, com todas suas "dicas" características, tinha o mote Ame seu corpo

Informativo
Para saber seu IMC jogue "cálculo IMC" no Google.

Comentários