Ler no iPad

Estou tão impressionada com a performance do iPad como livro virtual que insisto em elogiá-lo mais uma vez. Além do fator luz própria, que nos livra de buscar os cantos iluminados da casa para ler, a facilidade de aquisição imediata e exata do título que você quer ler no momento, é outro fator incrível.

Graças a estar tudo concentrado em um só prático lugar, e graças aos itens acima citados, em 15 dias li "Eu sei o que você está pensando", "O estilo de vida minimalista", "Minimalismo: simplifique sua vida", "Organize em 10 minutos", as amostras do "Um mais um" e "Essa história está diferente", e baixei para consultas o livro da Marie Kondo, "A mágica da arrumação". E no momento tenho outros seis títulos começados, que estou lendo de forma intercalada.
Vamos às resenhas:

Eu Sei O Que Você Está Pensando
de John Verdon
Tema:
Diante das ameaças contidas em cartas misteriosas, de alguém que aparentemente conhece muitíssimo bem os destinatários, é solicitada a volta à ativa do detetive David Gurney, recém aposentado do Departamento de Polícia de Nova York.

Opinião:
Primeiro livro desse personagem detetive, "Eu Sei.." traz uma leitura envolvente e um mistério que demora a ser decifrado. Apesar da solução para os acontecimentos ser pífia, de tão irreal, o detetive é muito bem urdido. Complexo, com conflitos internos próprios e outros envolvendo sua família, é um personagem bem montado e inteiro.
É uma leitura que entretém bem, apesar da explicação impossível para os fatos. Seguiram-se a este mais três títulos centrados na carreira do det. David Gurney.



Minimalismo: Simplifique sua Vida
de Samanta R. Rodrigues
Tema [site Amazon]:
"Neste livro serão delineadas maneiras pelas quais você pode se tornar um minimalista. A adoção desse estilo de vida traz diversos benefícios, a exemplo de: viver uma vida com menos stress, mais liberdade, mais organização, mais tempo para as coisas significativas. Por fim, serão explicadas as razões pelas quais o movimento minimalista tem ganhado projeção nos últimos anos, em várias partes do mundo."

Opinião:
O livro é fraquinho. Muita repetição, muito bater na mesma tecla, o que me parece o contrário de minimalismo. :)
Gostei de como a autora critica a propaganda massiva para comprarmos sempre mais, como se isso fosse a própria felicidade em si.
Porém, em certo ponto ela diz que "a maioria das pessoas está adotando o estilo de vida simples característico do minimalismo". Oi??? E, logo depois vem outra afirmação sem embasamento: "Há coisas na vida que seria melhor que você as fizesse simultaneamente" - sendo que essa ideia está rechaçada por ser ineficiente, visto ter-se provado que o cérebro só consegue focar em uma tarefa por vez. Mas dá para ter um primeiro contato com o ideal minimalista, apesar de haver textos melhores (vide abaixo).



Organize em 10 Minutos: O Hábito Sem Estresse para Simplificar Sua Casa
de S.J. Scott Barrie Davenport 
Tema [site Amazon]:
"A melhor maneira de simplificar sua vida é criar uma nova mentalidade em que "menos é, na verdade, mais." Muita desordem deixa você emocionalmente e fisicamente esgotado. O que você vai fazer é aprender a recuperar sua vida ao se desapegar de suas coisas. No livro nós mostramos a você como organizar, a melhor maneira de arrumar cada espaço em sua casa e quais suprimentos você irá precisar para começar."

Opinião:
Há várias dicas interessantes de organização ao longo do texto. O que mais gostei, e que já coloquei em prática, é uma lista com perguntas a serem respondidas sobre algum item que está difícil de decidir se vai ser guardado novamente ou será desapegado. Marie Kondo continua a ser minha guru da arrumação e, no entanto, como às vezes se desapegar é bem difícil, essas 15 questões dão uma clareza mais ampla, para além do "brilho nos olhos" da japonesa.  :)
Sobre os tais 10 minutos diários: utópico. E as observações do tipo "coloque o cronômetro para quatro minutos e limpe a área X. Depois separe as peças a doar, guardar, arrumar. Agora, reinicie o cronômetro para seis minutos e recoloque tudo que será guardado" são TÃO irreais. E chatas de ler. Releve isso e terá algumas dicas úteis pelo livro.



O Estilo De Vida Minimalista - Simplifique, Organize e Descomplique a Sua Vida
de Joshua Michaels
Tema [Avaliador site Amazon, Paulo Cesar Domenici]:
"Livro conciso e simples com noções do estilo de vida minimalista. Passa várias dicas aplicáveis no dia a dia para organizar e “destralhar” os ambientes em que vivemos.Talvez muitas das dicas passadas já sejam conhecidas por aqueles que tentam se organizar e melhorar seu ambiente de vida e de trabalho, no entanto creio que ler um livro assim reforça e interioriza ainda mais os bons hábitos de mantermos nossos ambientes o mais saudável possível."

Opinião:
A avaliação acima está tão perfeita que não há o que dizer mais. 



Conclusão referente eBooks
Sempre amei ler, porém o computador me tirou bastante do impulso de desconectar e passar horas focada em somente um texto. Os livros físicos começaram a parecer difíceis de carregar e guardar, e isso me afastou ainda mais deles. A descoberta do Kindle no iPad revolucionou essa área da minha vida. Estou super satisfeita e RECOMENDO!

Comentários