Seu Blog em 2016

Tenho visto cada vez mais blogueiras profissionais, destas com grande sucesso, se tornarem empreendedoras no ramo de "ensino", com livros e sites dedicados a desvendar os mistérios de se escrever, justamente,... blogs.
A última novidade é o Diário do Blogueiro para 2016 da Stephanie, criadora do Cocochic.

Olha que bonitinho:
 
Em forma de Agenda Anual, organiza o dia a dia do blogger, e deixa bem clara a necessidade de metas e de acompanhamento constante.
Por exemplo: O local para planejamento semanal já destaca todas as redes sociais que podem ser usadas para divulgação dos posts e dá Dicas Práticas.
  Além disso, inclui página para se anotar os desafios mensais e para computar os acessos recebidos em cada uma das diversas ferramenta de divulgação existentes (Instagram, Facebook, Bloglovin', etc.).
Na onda da ideia de tornar o blog um negócio lucrativo ela incluiu locais para anotar e acompanhar as estatísticas dos acessos mensais e também tabelas para Contabilidade.

Apesar de ser apaixonada por todo e qualquer tipo de organizador, o produto não é para mim. Meu blog é autoral, não visa lucro, não divulga nenhuma marca em forma de publieditorial: ele simplesmente balança ao meu ritmo, conforme a inspiração.
E para quem blogga assim, de forma leve, uma agenda ditando-lhe o que fazer me parece uma péssima ideia. Tira o caráter diletante para transformar o blog em uma pequena empresa que requer cuidados diários.

No entanto, para quem pretende ter em 2016 um blog como negócio, o Planner é uma ferramenta e tanto. Seguindo o que está indicado ali não há como se esquecer de nada, todas as frentes para divulgação e análise estão listadas, é só ter disciplina para preencher todos os dados. [Sem esquecer que o trabalho pesado vem depois, via análise e ações de correção de rota].

O custo é de US$16, vendido na Inglaterra e EUA e pelo site [link]. 
Se interessou? Terá que buscar em um desses países, ou arrumar alguém que compre lá e lhe traga, pois ainda não há previsão do custo de envio para cá.

Agora, quer uma ideia mais em conta? 
Siga o blog da Loma Sernaiotto, este aqui. O foco dela é ensinar organização e implantação de melhorias em blogs. Ela disponibiliza muitas ferramentas gratuitas e sempre tem algo interessante a propor. 
Mesmo eu não usando muito o que ela diz [pelos motivos já listados acima], reconheço que as dicas são ótimas. 

Para quem quer um blog de sucesso para 2016, é uma boa ajuda.  ;)

Comentários