Multitarefa II

Notícia de Portugal, através de seu jornal online Boas Notícias: mulheres precisam de mais tempo de sono que homens. A informação vem de Jim Horne, o principal especialista do sono do Reino Unido.
"Uma das principais funções do sono é permitir que o cérebro recupere e se regenere", explica o diretor do Centro do Sono da Universidade de Loughborough University.
Como mulheres são costumeiramente multitarefas, fazendo várias coisas ao mesmo tempo, isso as obriga  a sobrecarregar mais o cérebro do que os homens, tornando o tempo para sua recuperação, à noite, maior.
Conforme Jim Horne, estatisticamente "mulheres precisam em média de mais 20 minutos de sono do que os homens". No entanto, dado que a quantidade de sono que cada pessoa precisa para descansar varia muito, um padrão de "normalidade" é algo difícil de se determinar. Um adulto pode se satisfazer com seis horas de sono, enquanto outro necessita até dez horas para se sentir recuperado. E ambos esses tempos podem ser considerados normais. 
Mas, entre o ideal e o que é efetivamente dormido, há grande diferença!

Esse mesmo artigo cita dois estudos que apontam que as mulheres estão dormindo menos do que gostariam e com menor qualidade de sono. As hipóteses para essa ocorrência são:
"... a maternidade, a menopausa, ou simplesmente porque as mulheres têm um sono mais leve, o que faz com que acordem mais facilmente a meio da noite e tenham menos tempo de sono REM (o sono mais profundo e reparador)."
Quem não se identificou com isso? A partir do momento que temos filhos o sono é imediatamente prejudicado em detrimento dos cuidados com o bebê, a criança, o adolescente... você escolhe!
E quanto mais queremos abarcar o mundo com as mãos [olha aí a multitarefa novamente em foco!], mais nos preocupamos com compromissos, cuidados, prazos, e a ansiedade que isso nos causa afeta diretamente o sono.

"O especialista britânico sugere pequenas sestas diárias para compensar essa situação". 
Para quem conseguir por em prática, está aí uma dica simpática.  :)

Comentários