Projeto Família Acolhedora

Marcia e Alberto Ferreira são meus amigos há +20 anos, nossos filhos estudaram juntos e sempre estivemos em fases parecidas de vida. Então, imagine qual não foi minha surpresa ao descobrir que eles serão a primeira Família Acolhedora de São Paulo! 
Nos próximos dias eles irão receber um bebezinho em sua casa. Que jornada! 

Explico:
São Paulo ganhou um projeto piloto do Programa Família Acolhedora, que visa dar um lar temporário para crianças abandonadas ou retiradas de suas próprias famílias pela Justiça.
Ao invés de irem para um abrigo, essas crianças são alocadas em famílias que cuidam delas por um período variando de 6 meses a 2 anos, até que possam retornar para suas famílias de origem ou sejam encaminhadas para adoção.

Este vídeo do Jornal da Cultura os entrevista e explica melhor. Assista, é bem legal: entre os minutos 1:25 e 3:18.

Em nosso último almoço, ouvi da Marcia a repercussão que sua decisão causou entre as pessoas que ficaram sabendo do projeto: enquanto vários amigos os chamaram de "loucos" por estarem abrindo mão da tranquilidade da fase atual em que já criaram os próprios filhos, outros só viam o vazio após momento da separação, quando a criança voltará para o Estado ou para sua família original.

Mas ela enxerga muito além disso. Marcia vê sua intervenção como uma forma de dar um futuro melhor a uma criança que, se estivesse em um abrigo, teria sérios atrasos no desenvolvimento, que carregaria pelo resto da vida. Mesmo sendo um brusca mudança em sua rotina e mesmo que lá na frente ela vá sentir saudades do seu acolhido, o bem maior já terá sido feito: ela terá dado um lar, com amor e dedicação, a alguém muito necessitado disso.

Já pensou se dispor a mudar sua vida toda para fazer algo assim? O que faz com que eu me encha de orgulho pelos meus amigos queridos! A bondade e o altruísmo deles são uma inspiração.

Se você quiser saber mais sobre este belo trabalho, ou tenha interesse em estudar ser uma Família Acolhedora, há mais informações sobre o projeto neste link.
É muito AMOR!!!

Comentários

  1. Marcia é mesmo uma pessoa especial. Eu também a conheço há muito tempo - meu filho mais velho estudou com sua filha mais nova na educação infantil. Essa família é mesmo muito especial!!! Uma grande fonte de inspiração, Denise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, que delícia encontrar pontos em comum: também sou uma mãe do Espaço Aberto!
      Ótimo lhe ter por aqui! <3

      Excluir
    2. Denise, eu sou mãe da Espaço Aberto e ex-professora de inglês da Espaço Aberto. Será que seus filhos foram meus alunos?

      Excluir
    3. Com certeza! Mauro e Fernando Saab, sendo o Maurinho da turma da Mari da Marcia, e o Fê 3 anos menor. <3

      Excluir

Postar um comentário