Livro: O Ano em que Disse Sim

Eis um livro de leitura fácil, agradável e que ainda por cima tem várias lições a nos ensinar. Shonda Rhimes é a incrível mulher que criou as séries de sucesso Grey's Anatomy, Scandal e How to Get Away With Murder.
Ela conta sua infância de menina quieta, introvertida e que se distraía sozinha, fechada numa despensa:
"[...] Mais à vontade com livros do que com novas situações. Feliz por morar dentro de minha imaginação. Eu moro em minha mente desde criança. Minhas primeiras memórias são de me sentar no chão da despensa da cozinha. Ficava lá por horas na escuridão e no calor, brincando com um reino que eu havia criado com enlatados"
Adulta, quando suas séries estouraram como enormes êxitos, era convidada para talk shows, entrevistas, palestras, discursos. E sempre recusava por um paralisante medo de palco. No entanto, uma frase dita por sua irmã a faz repensar sua atitude.
"Você nunca diz sim para nada."
E após uma epifania ela decide criar o Ano do Sim, durante o qual diria "sim" a tudo e qualquer coisa que a apavorasse.
"Essa coisa do Ano do Sim era gigante. A promessa do Ano do Sim era um compromisso. Um contrato entre mim e minha maior adversária e juíza: eu mesma. Desistir significaria meses de autoflagelação e baixa estima."
A partir daí você acompanha a trajetória dessa história do Sim, que se tornou maior que um ano e mudou radicalmente a vida de Shonda.

Ao fazer essa opção de sair de sua zona de conforto ela foi alterando relações, hábitos, parou de somente focar no trabalho e passou a aproveitar interações de amizade e de companheirismo. Também priorizou tempo para as três filhas adotivas e para cuidar de si mesma.
Agora imagine isso em forma de uma narrativa que conversa com você. Como excelente escritora de estórias que é, seu livro não poderia ser diferente de algo muito cativante.

Além de ser envolvente, o livro ainda conta histórias relacionadas às atrizes e às séries acima. Eu sou fã de Grey's Anatomy [adoro séries médicas, são minhas preferidas, e esta é A melhor] e cada linha contando um pouco dos bastidores foi muito apreciada!
Mesmo que você discorde do número de acidentes e mortes que vivem acontecendo nessas séries, não há como negar que a imaginação de Shonda é simplesmente impressionante. Segurar por 12 anos um seriado é um trabalho hercúleo que ela faz com maestria.

Gostei muito do livro e o recomendo.

Shonda Rhimes ao centro, com as atrizes Ellen Pompeo (Grey's Anatomy), Viola Davis (HTGAWM) e Kerry Washington (Scandal).

Comentários