Como ler mais

Uma das coisas que me fez retomar o hábito da leitura, como já comentei aqui, foi começar a seguir blogs que falam sobre livros. Atualmente a oferta de títulos é tão grande que às vezes é até difícil escolher uma entre tantas obras. Ao ler uma resenha bem feita você já tem ideia do que vai encontrar pela frente, já adquire seu volume sem ter que arriscar uma compra feita às cegas.
Mas escolher o livro é só uma parte do jogo. Agora vem o desafio: manter-se aferrado à leitura. E como fazer isso nesta época em que os aparelhos eletrônicos levam a melhor do nosso tempo?

A palavra é uma só: PRIORIZANDO. O nosso tempo é limitado, o que significa que só vamos dar conta do que efetivamente escolhermos fazer naquele dia. O hábito hoje pode ser passar duas horas no Facebook; e pode vir a ser passarmos uns minutos a menos para aproveitá-los para um livro.


Está na dúvida se isso é viável? Vamos passo-a-passo:
  • Deixe seu livro ou e-reader em um lugar de fácil acesso: na cabeceira da cama, na mochila diária, ao lado da cafeteira (rs), onde for mais confortável para você.
  • Inicie lendo uma página por dia. Sim, pouco assim. Mas faça disso uma rotina, não pule nenhum dia. Vai ficar cada vez mais fácil lembrar disso.
  • Aos poucos aumente o número de páginas, conforme estiver confortável. Quando você menos perceber, estará lendo várias páginas ou capítulos por dia.

Um lembrete
Para efetivamente formar hábito é necessária a repetição diária constante. E não faça outras mudanças em seu dia a dia ao mesmo tempo. Alterar uma coisa nova por vez é única forma certificada de nos acostumarmos e termos sucesso na implantação de novas normas de vida.
 
Ler é muito bom. Nos leva a lugares distantes, a vidas completamente diferentes das nossas, a dramas e comédias inusitadas. 
Invista nessa ideia! 

If one cannot literally travel, why not pour a glass of wine into a beautiful glass, or a cup of tea into a delicate porcelain cup, and escape into a book?

Comentários