Livro: You Are What You Wear

Este livro, cujo subtítulo é "What your clothes reveal about you", é fantástico. Passei a semana lendo-o em todas as horas vagas, nem parei para escrever no blog, olha só!
Não há tradução para o Português e comprei em e-book pela Amazon, por R$37,40.

A autora é psicóloga e sempre se interessou pelo significado por trás da escolha das roupas. Por que as pessoas costumam usar sempre o mesmo tipo de peças, mesmo quando o guarda-roupas está lotado de opções? O que estamos passando para o mundo com nossas escolhas?

Com base em sua experiência, a Dra. Jennifer Baumgartner criou capítulos dos tipos mais recorrentes de "problemas" encontrados em sua clínica. Ela frisa que nossa vestimenta é, na verdade, uma ponta visível de iceberg na manifestação de questões mais profundas. Seu enfoque é que a aparência é uma representação de conflitos internos mal resolvidos e que, alterando-a, haverá alterações positivas também em outras áreas da vida.

Os perfis abordados:
  1. Compradora compulsiva
  2. Acumuladora
  3. Apática com o guarda-roupa: tudo que veste é sem graça
  4. Cobrindo todo o corpo: ansiedade com a aparência
  5. Mostrando muita pele
  6. Vestindo de acordo com sua idade
  7. Roupas de trabalho usadas como única opção de vestuário
  8. Viciada em logos e marcas

Há questionários em todos os capítulos para que você possa checar em qual categoria se encaixa. Mas posso contar? Eu respondi SIM a algumas perguntas de quase todos eles! Uns mais, uns menos, mas vi que quando se trata de aparência a gente é muito mais complexa do que imagina...
Ao final do livro há um capítulo para checklist e análise própria do seu caso, no melhor estilo "do it yourself".

Eu adorei o e-book e a forma como ela desvenda o quanto nossa convivência com as roupas é intricada. Quero uma estilista/psicóloga já!!!

Se você lê um pouquinho de inglês, arrisque. Há termos bem específicos do mundo da moda mas, tirando isso, a leitura é bem tranquila. RECOMENDO.

Comentários