Livro: Boneco de Neve

Boneco de Neve, do norueguês Jo Nesbø, é um thriller e o sétimo volume da série policial que tem como protagonista o inspetor Harry Hole, da Divisão de Homicídios da polícia de Oslo. 

Sinopse:
Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é um livro arrepiante. No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.
 
Minha opinião:
A trama é pesada, é a caça a um psicopata sádico e inteligente - fiquei ansiosa para terminar logo o livro e deixá-la para trás.
Há muito nomes (quase todos difíceis, com aquela quantidade enorme de consoantes e acentos gráficos da língua materna do autor - melhor escrevê-los em uma folha à medida em que aparecem), e há muita descrição, muita firula que não faz diferença na trama mas que engrossa o livro e atrasa a solução.

Algumas pistas esparsas são entregues, tanto é que desconfiei de dois personagens e um deles era o assassino. No entanto... sabe aquele texto em que o protagonista é quase invencível? Que é atingido pela lâmina de uma pá de patins no rosto (ui!), voa por uma janela de vidro, tem o dedo decepado, e continua inteiro, correndo atrás do bandido? Não gosto disso, parece que estava lendo script de algum filme americano de herói, sabe?
É interessante. Mas não precisava inventar poderes super humanos para o inspetor.

Livro n.10/2017: ⭑⭑⭑⭑⭐ {4/5 estrelas, pelo conjunto da obra}

Comentários