Segredos

Qual o assunto mais usado, o mais básico das tramas em novelas, livros, filmes e séries? Pois é, é o segredo.

Se Mariana não escondesse a sete chaves seu amor por Pedro, quem ela acha que lhe é indiferente e, por sua vez, se Pedro parasse de fazer charme e mostrasse à Mariana que a ama, ela não acabaria noiva de outro, etc. etc. {insira novela genérica aqui} e tudo se resolveria rapidamente. Concorda?
 
Após eu ter posto reparo nessa dinâmica não consigo mais deixar de enxergar isso em cada episódio que vejo, em cada livro que abro. O que me leva à pergunta:
Por que somos tão secretivos?
Será medo do julgamento alheio? De fazer 'papel de bobo' ao se expor? De não ser correspondido? 

Seja o que for, o que a literatura e a arte nos mostram diariamente é que os segredos sérios só atrapalham a vida. E que a maioria dos problemas simplesmente se esvaem quando os nós dos segredos são desatados. E outra: mais cedo ou mais tarde a vida se encarrega de nos fazer lidar com esse espaço fechado e claustrofóbico que é ter um segredo.
Acho que deveríamos tentar esse caminho...
E talvez estejamos melhorando - pelo menos a juventude atual está. Um amigo do meu filho assumiu sua homossexualidade usando a seguinte frase:
- Pai, meu namorado vem aqui hoje. É para tratar ele muito bem, viu?
#Amei. Não seria bom se todos nós tivéssemos essa franqueza? Quanto sofrimento seria evitado! Então, que tal compartilhar nossos segredos com quem mais importa em nossa vida, para viver com mais paz?
 
From PostSecret

Comentários