Pular para o conteúdo principal

Descubra seu Estilo Pessoal 1: Criativa / Dramática

O Bloglovin', ferramenta que nos permite ter em um só local todos os blogs e sites que gostamos, é simplesmente incrível. Depois que o descobri e adicionei os blogs que eu seguia [e mais um monte que ele me mostrou como sugestão], a vida ficou tão mais fácil! Nada de abrir páginas à toa para descobrir que não houve postagem, nada de tentar desesperadamente lembrar "qual é mesmo o endereço web daquela blogueira?", ou "será que perdi algo importante?". Hoje eu abro meu feed e... voila! Está tudo ali, perfeito para pesquisar, ler, me atualizar.

Mas isso vocês já sabiam, não é de agora que recomendo esse app. O motivo de relembrar isso é que o Bloglovin' passou a mostrar sugestões de posts de autores diferentes dos que sigo. Foi assim que abri uma página desconhecida que eu A-M-E-I-!
O site é o I Won't Wear Sludge Brown [algo como: Eu não usarei marrom lama] e é de uma simpaticíssima blogueira que se chama Donna e é consultora de cores. E o post que me encantou foi o "Do You Know Your Style Personality?" [link], sobre Estilo pessoal.
 
O divisão que ela utiliza tem 6 tipos principais de estilo, e me pareceu muito mais lógico e simples que os múltiplos fracionamentos em "clássico, esportivo, sexy, romântico, ladylike, glam, boho, rocker, cool, activewear, casual, hippie chic, punk, contemporâneo, etc..." que os livros/blogs tanto usam.

Como o post original é em inglês, vou traduzi-lo livremente aqui, dois estilos por dia, lembrando que as figuras e o texto são originais da Donna e são de seu blog.
Vamos lá...

Você sabe qual é seu estilo pessoal?


Uma mulher que conhece seu estilo próprio terá, invariavelmente, um fabuloso guarda-roupa muito bem montado. Ela entende o que lhe cai bem, quais tendências deve seguir e quais cores usar.
Quem não reconhece seu estilo provavelmente terá grande quantidade de roupas, mas nada para usar. É a pessoa que compra as tendências da moda mas acha difícil montar um look completo. Soa familiar? É porque ela compra peças de categorias de estilo diferentes: o top modinha da vez, a jaqueta clássica, sapatos estilosos... eles nunca funcionarão bem juntos. Ela acabará comprando calças compridas para usar com o top, uma nova saia para combinar com a jaqueta e assim por diante. Criando ainda mais confusão em um guarda-roupa que já é de princípio caótico. É um círculo vicioso, não é?

É por isso que entender o seu estilo pessoal é tão importante.

Há seis diferentes estilos pessoais. Se você sente que se encaixa em dois deles, é bastante normal - um provavelmente é mais dominante que o outro. Se você se enquadra em mais que dois, isso não é bom: você provavelmente está comprando baseada em muitas tendências e não está criando um armário coeso.

[Donna explica que escolheu peças da loja Boden para ilustrar os diferentes estilos, assim como personalidades e blogueiras normalmente conhecidas na Inglaterra]

1. CRIATIVA
Celebridade: Vivienne Westwood
Blogueira: Catherine at Not Dressed As Lamb
Você provavelmente não está lendo este blog se você está nesta categoria. Estas mulheres gostam de criar seus próprios estilos. Elas estarão explorando felizes um brechó vintage, misturando coisas velhas com compras feitas em ruas chiques. Elas não têm medo de cores e certamente não seguem as tendências correntes. Uma dessas mulheres que você vê e pensa 'Uau, ela está fantástica... mas eu não conseguiria fazer isso'. Esse é o exemplo extremo. Você pode ter um pezinho nessa categoria sem ser tão ousada. Você não tem medo de misturar cores e texturas, como Catherine faz. Você encontra diferentes formas de usar as roupas como, por exemplo, um vestido por cima de uma calça comprida.
A maioria das mulheres escolheriam o vestido acima como ponto focal, pois há bastante informação nele para criar um ótimo look apenas adicionando um par de sapatos e uma bolsa. Não Criativas. Oh não não não. Estas não hesitarão em adicionar cor e textura para realmente se apossarem do visual. Se contentar com o mesmo look que outras pessoas não é uma opção, e ela se certifica que isso jamais irá ocorrer. Por isso o cardigan e os acessórios coloridos irão garantir que ela se destaque do restante.


2. DRAMÁTICO
Celebridade: Rita Ora
Blogueira: Frances at School Run Style
 
Estamos falando de verdadeiras fashionistas aqui. Esta mulher sabe exatamente quando a Vogue chega às bancas todo mês. Ela pode listar todas as trends da temporada atual (e provavelmente já testou algumas). Ela gosta de fazer uma entrada espetacular, portanto, espere vê-la de calças de paetês com casacos de tricot levando os filhos para a escola (ok, talvez não no período da manhã). A Dramática não tem medo de cometer alguns erros, ela se diverte experimentando novas coisas e releva os desastres como experiência. Suas amigas provavelmente invejam suas escolhas ousadas apesar de algumas vezes elas não serem práticas. Compre agora, descubra depois que a peça é "somente lavagem a seco"!! Isso é uma Dramática pra você!
Peças para uma pessoa do estilo Dramático 🙋

Então, enquanto algumas de nós ainda estamos tentando nos inteirar da vibe dos vestidos 70s de suede, a Dramática já terá mudado para a próxima trend ou cor. Neste exemplo ela estará grudada no tema 70s mas terá optado por uma cor totalmente nova (e de alguma forma inesperada) como esse azul acima. Um vestido lindo, ligeiramente caro, mas incomparável. Não contente em deixar o vestido se sobressair, ela combina-o com o incrível sapato Ashley, um tributo divertido ao Rockstud Valentino e bolsa Abbey. Olhe só esse tassel, não é para tímidas. E, finalmente, um par de óculos de sol (os quais ela vai usar independente do tempo). Após anos e anos usando enfadonhos óculos marrons e dourados, eu estou atraída por um desses para mim.

Continua...
Amanhã: estilos Romântico e Clássico

Comentários

Postagens mais visitadas

Minimalismo por que?

Fui atraída pelo assunto Minimalismo após ler posts de moda que tratavam sobre consumo excessivo e ter ficado refletindo sobre a grande relevância desse assunto. Em seguida me empenhei na leitura de diversos blogs sobre o tema.
O interesse por algo diferente do seu cotidiano não acontece do nada: alguma coisa está mudando em você, ou lhe incomodando, criando a necessidade de transformação, de outro enfoque.
No meu caso, vejo agora, duas correntes complementares causaram isso: meu amor por organização + o desagrado com a maioria das compras de roupas que eu vinha fazendo.
O método da Marie Kondo ajudou a destralhar meu guarda-roupa e escritório. No entanto, ainda falta... Sinto que posso fazer melhor, que há mais a ser retirado das estantes. E a quantidade absurda de roupas que foi removida do armário, muitas delas sem uso, fez com que eu tivesse de encarar de frente que meus hábitos de consumo estavam equivocados [para falar o mínimo].
Ou seja: cansei de lutar para manter a organizaç…

Julho sem Desafio

De uma hora para outra me vi precisando muito de itens que não tinha, e os culpados disso são:
frio!!! Este ano o frio pegou mesmomudança de pesoreposição de lingerie e de camiseta para dormirmãe querendo iPad Depois de constatar o acima, e mesmo sendo as substituições liberadas do Desafio, achei melhor fazer uma pausa para resolver definitivamente tudo o que era preciso.


❄ O frio me pegou de surpresa, descobri que não tinha mais que uma malha de cashmere e as camisetas de manga longa eram fininhas, ou seja: não dava para sobreviver só com isso nesta temperatura baixa -- pelo menos não de uma forma fashion.
Esta época é conhecida pelo look cebola: tudo usado junto, roupa em cima de roupa, na tentativa de se agasalhar ao máximo. Não gosto desse método, muitas vezes as peças não combinam nada entre si e o resultado é, para dizer o mínimo, bem ruim.
Entendem o que digo?
Depois de malhas, outra substituição necessária: calças jeans. Emagreci um pouco e elas ficaram largas na cintura e sobra…

Dicas de presente para terceira idade - I

I- Para uma senhora idosa ativa

Pessoas mais idosas são difíceis de presentear pois os itens escolhidos têm que ser muito bem pensados para que não se tornem mais um estorvo dentro da casa ou do armário.
Vale aqui a mesma coisa que pensamos quando estamos procurando algo para alguém mais jovem: qual a rotina da pessoa? qual seu hobby? do que ela gosta mais?

Para as pessoas da terceira idade que mantém rotina agitada as opções são maiores. Sei disso porque meus pais têm quase 90 anos e são super ativos, viajam, lêem, assistem filmes. Sempre mais fácil presentear nesses casos. Com quem você tem intimidade estão liberados os itens de MODA como roupas, bolsas e sapatos. Aqui seguem ideias para presentear uma idosa ativa, porém não tão íntima para escolhermos os itens acima.


Colares
Adoro senhorinhas com muitos colares ou com peças bem coloridas. É uma época da vida em que você não tem que seguir moda, você FAZ sua moda.   Este acima seria perfeito para minha mãe, que gosta de cristais e br…

Destralhe digital e real

Que incrível que é mudar os parâmetros que nos acompanharam a vida inteira, não é? Ultimamente só consigo pensar em diminuir meus pertences, exatamente o contrário do que sempre fiz.


Em Maio eu estava aqui reclamando da dificuldade que estava enfrentando para deletar arquivos no computador. Update: O destralhe digital ainda está acontecendo, mas a passos de tartaruga...
São dias e dias focada em textos, em dígitos, sentindo que estou sempre na mesma: o que eu limpei ainda é muito pouco frente ao montante de arquivos.

E acho que foi isso que me fez acordar uma manhã animadíssima para destralhar objetos.
Coisas palpáveis são muito mais fáceis de limpar, e ainda se vê claramente o resultado (ao contrário do digital).


Comecei juntando todos os meus cosméticos e afins, que estavam distribuídos por 4 lugares diferentes (olha só que coisa mais errada! 😱). Sentei no chão com eles e todos passaram por uma inspeção minuciosa:
(i) validade definida pelo fabricante,
(ii) validade do produto dep…

Casa Mathilde em Moema

A sede da tradicional Casa Mathilde, doçaria portuguesa, fica próxima à estação São Bento, no Centro de São Paulo. Ocupando o endereço do antigo Fasano, é um lugar charmoso, com um balcão enorme cheio de opções de doces.

Ali as possibilidades vão muito além dos tradicionais Pastéis de Santa Clara/ Pastéis de Nata. São bolos, tortas e doces portugueses que não se encontram em nenhum outro lugar, e que competem pela nossa atenção.
A dificuldade é escolher. =D


Apesar de todos esses atributos, nem todo mundo tinha disposição de ir ao velho Centro em busca de seus doces. Mas agora, a boa notícia: a Casa Mathilde abriu uma filial na Avenida Ibirapuera, no bairro de Moema!

Av. Ibirapuera, 2082 (em frente à Igreja N° Sra. Aparecida, Jd de Moema)
Domingo a Quinta, das 9h às 20h. Sexta e Sábado, das 9h às 23h. 
Estacionamento na porta, com manobrista. 

Estive lá no domingo. É um espaço agradável, organizado, bem iluminado. Estava absolutamente lotado, com fila até para escolher um doce no balcã…