Livro: A livraria dos finais felizes - de Katarina Bivald

Um livro com esse título é mais do que irresistível! Livrarias são paraísos para quem gosta de ler e finais felizes são tudo que eu sempre anseio quando pego um livro novo.

Sinopse
Sara tem 28 anos e nunca saiu da Suécia - a não ser através dos (vários) livros que lê. Quando sua amiga Amy, uma senhora com quem troca livros pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, Sara decide se aventurar. Mas ao chegar lá, descobre que Amy faleceu. Sara se vê desacompanhada na casa da amiga, em uma cidade muito pequena, e começa a pensar que talvez esse não seja o tipo de férias que havia planejado. Com o tempo, Sara descobre que não está sozinha. Nessa cidade isolada e antiga, estão todas as pessoas que ela conheceu através das cartas da amiga - o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. Logo Sara percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, um pouquinho de autoajuda e talvez uma pitada de romance. Resumindo - a cidade precisa de uma livraria.
 
Há muitos fatos interessantes neste livro: uma cidade peculiar com personagens secundários muito bem caracterizados, romance, um grande número de citações de autores e obras que são, dessa forma, recomendados como boas opções de leitura.
A turista traz com ela um sopro de ar fresco a uma cidade parada, desesperançada. A ideia da livraria e a forma como ela é montada é muito fofa, dá vontade de estar ali sentada naquelas poltronas tomando chá e escolhendo títulos.

De uma forma geral o livro me conquistou, li-o em dois dias (334 páginas).
Alguns poréns: o início repete muito o quanto Sara é tímida, não havia necessidade de enfatizar tanto; e o final é meio 'final de novela', sabe? Aparece um vilão (do nada) e tudo só dá certo nas últimas páginas. Poderia ter sido melhor amarrado, mas não invalida o prazer de ler, já que trata-se claramente de uma narrativa de proposta leve e descompromissada.

O texto de Katarina Bivald é envolvente, você se apega aos diferentes personagens e também vale muito pelas obras e autores sugeridos. Saí da leitura satisfeita, o que é ótimo.

Livro n.12/2017: ⭐ 4 de 5 estrelas
"Há sempre uma pessoa para cada livro e um livro para cada pessoa." 💗

Comentários