Livro: Até que a culpa nos separe

Este é o quarto livro da autora Liane Moriarty traduzido para o Português. Como gostei muito dos anteriores(*) corri para ler este, que é um tanto maior que os demais: tem 464 páginas.

Assim como os outros, se inicia nos dando ciência de que algo importante aconteceu no passado, mas só vamos descobrir exatamente o quê ao longo da leitura. Neste, ficamos sabendo que houve um incidente em um churrasco, mas o que realmente ocorreu e em quais circunstâncias só é desvendado lá pela segunda metade do volume.

Sinopse
Amigas de infância, Erika e Clementine não poderiam ser mais diferentes. Erika é obsessivo-compulsiva. Ela e o marido são contadores e não têm filhos. Já a completamente desorganizada Clementine é violoncelista, casada e mãe de duas adoráveis meninas. Certo dia, as duas famílias são inesperadamente convidadas para um churrasco de domingo na casa dos vizinhos de Erika, que são ricos e extravagantes. Durante o que deveria ser uma tarde comum, com bebidas, comidas e uma animada conversa, um acontecimento assustador vai afetar profundamente a vida de todos, forçando-os a examinar de perto suas escolhas - não daquele dia, mas da vida inteira. Em Até que a culpa nos separe, Liane Moriarty mostra como a culpa é capaz de expor as fragilidades que existem mesmo nos relacionamentos estáveis, como as palavras podem ser mais poderosas que as ações e como dificilmente percebemos, antes que seja tarde demais, que nossa vida comum era, na realidade, extraordinária.

Acredito que o melhor livro dela ainda seja Pequenas Grandes Mentiras, que tem como trama uma morte ocorrida em uma festa de pais de alunos. Até o final não consegui descobrir nem quem tinha morrido e nem se era algo acidental ou um assassinato. Isso sim é suspense!

Este é mais fraco: o "acontecimento assustador" da resenha é um acidente imprevisto que acaba por fazer várias pessoas se sentirem culpadas, gerando atitudes diversas conforme suas personalidades: se retraírem, ficarem bravos, se martirizarem, etc.

Livro n.15/2017: ⭑⭑⭑⭑⭐ {4/5 estrelas}

* Os outros livros disponíveis em Português são:
 

Comentários