Livro: Alerta de Risco - de Neil Gaiman

Com o subtítulo "Contos e Perturbações", este livro se inicia explicando o porquê do título: ele nos alerta que os contos podem "desencadear lembranças traumáticas, ansiedade ou pânico".
É um pouco de exagero, não vi motivos para ter as emoções acima, mas realmente há contos perturbadores no melhor estilo Edgar Allan Poe, o que é um elogio ao autor.
Resenha
Neil Gaiman apresenta Alerta de risco, uma rica coletânea de histórias de terror e de fantasmas, ficção científica e conto de fadas, fábula e poesia que exploram o poder da imaginação.

Em “História de aventura”, Gaiman pondera sobre a morte e sobre como, ao morrer, as pessoas levam consigo suas histórias. No suspense “Caso de morte e mel”, ele nos presenteia com sua versão do mundo de Sherlock Holmes. Em “A Bela e a Adormecida”, duas conhecidas personagens de contos de fadas têm suas histórias entrelaçadas em uma releitura bastante original. “Hora nenhuma” é um conto muito especial sobre Doctor Who, escrita para o quinquagésimo aniversário da série de tevê, em 2013. E há também um conto escrito exclusivamente para esta coletânea: “Cão negro”, que revisita o mundo de Deuses americanos ao narrar um episódio que envolve Shadow Moon em um bar durante seu retorno aos Estados Unidos.

Um escritor sofisticado cujo gênio criativo não tem paralelos, Gaiman hipnotiza com sua alquimia literária e nos transporta para as profundezas de uma terra desconhecida em que o fantástico se torna real e o cotidiano resplandece. Repleto de estranheza e terror, surpresa e diversão, Alerta de risco é um tesouro que conquista a mente e agita o coração do leitor. 

Algumas passagens que destaquei no caderno de anotações do leitor digital:

"É estranho trazer alguém para casa. Faz com que enxerguemos o lugar onde vivemos como se não tivéssemos estado ali antes"

"Nós os enterramos no bosque, construímos um pequeno marco de pedras empilhadas sobre as covas, para que o peso impedisse seus fantasmas de caminhar"

"A cabeça era como um arquivo de escritório que tivesse caído da escada, e todas as informações ali dentro ficaram bagunçadas e fora de ordem"

Este livro é muito bem escrito, em Português perfeito, com algumas pérolas de sensibilidade ["Escorregando pelos contornos do tempo"] dentro de mundos de fantasia e terror.
A maioria dos contos me encantaram, sendo bem imaginativos e fantásticos. Recomendo.
Livro n.21/2017: ⭐ 4 de 5 estrelas

Comentários