Você vai trocar presentes no Natal?

Tenho tido, cada vez mais, uma relação conflituosa quanto ao hábito de trocar presentes no Natal. De um lado, sou super atraída por qualquer lista de sugestões de itens para presentear, sempre acho que encontrarei alguma ideia genial ali (não preciso dizer que isso nunca acontece, não é?). E, na contramão, acho que as coisas que compramos e ganhamos nessa data não são mais que bagulhos que ficarão atulhando a casa...


Sabonetes líquidos, creme para as mãos, óleos de banho... tenho me atido a isso em minhas compras nos últimos Natais. A ideia é que sejam coisas úteis e de vida curta na casa. No entanto, até isso muitas vezes acaba se tornando um estorvo: afinal, nem sempre escolhemos um produto que a pessoa gosta de usar, ou o aroma não agrada, etc., e aquilo fica sendo empurrado de um lado para o outro até o sujeito se cansar e doar, ou até jogar fora.

Uma coisa que pessoalmente adoro são itens de papelaria e produtos personalizados. Amo um bloquinho de papel com meu nome impresso! Mas, de novo: porque eu gosto não significa que o presenteado vai dar valor aquilo. Pode até pensar "What a hell, e agora, o que vou fazer com isso?!".


Este ano combinei com minha família (somos poucos: pais, irmã, contamos uns 10) que não vamos trocar presentes. E ainda assim minha sensação é dúbia... Vejo alguma coisa específica que tenho vontade de comprar para um deles e tenho que deixar passar, o que é meio frustrante. Mas, na maioria do tempo, o sentimento é de alívio por estar desobrigada a sair para shoppings lotados, muitas vezes atrás de genéricos sem imaginação, só para tirar essa obrigação da frente.

História curiosa: minha mãe é uma grande "devolvedora" de presentes. Desde pequena me lembro dela torcendo o nariz para tudo e qualquer coisa que ganhasse. E isso continua até hoje: a gente lhe dá roupa, vaso, cafeteira, o que for, e é quase certeza que o tal presente vai voltar para quem o escolheu. 😂
E, inesperadamente, comecei a entendê-la super bem: hoje também só quero na minha casa coisas que eu goste muito ou que vou usar. Ah, a maturidade 😆 (rsrs).

E vocês, também se debatem quando a este tópico tipicamente natalino?

Comentários