Como está indo o "projeto sem compras" - I

Surpreendentemente, está indo bem!

Notei que passei a ter mais leveza ao ler blogs e textos sobre moda - pelo simples motivo de que meu cérebro não está "julgando e escolhendo" as melhores peças, as que me interessariam comprar. Estou lendo, me informando, mas não ansiando por nada. Isso se mostrou ser muito libertador!

 

Ontem estive em um shopping para ir ao Starbucks. Não me julguem*: na minha lista de Pode - Não Pode**, o primeiro item das exceções (dos liberados) é justamente CAFÉS. Adoro o Starbucks, me traz lembranças ótimas das minhas viagens a NYC, não fico sem.


Porém, vi que é um teste ir a shopping e estar rodeada de tentações, não é o melhor ambiente para quem está fazendo um projeto de não-compras. No entanto, passei com louvor por tudo que se referia a roupas, sapatos e bijoux. Os olhos só brilharam quando me vi numa papelaria.

AMO papelarias, gosto de tudo: cadernetas, canetas diferentes, borrachas, post-it com desenhinhos, enfim... tudo mesmo. Entrei para procurar por um item solicitado por meu marido e, lá dentro, começaram a apertar os desejos... 
{Praguejei internamente por ter colocado papelaria na coluna dos não-pode. 😆}

E o que eu tanto queria? Bobagenzinhas como uma nova borracha (a minha está ameaçando quebrar - mas ainda não quebrou, então devo continuar com ela) e elásticos cor-de-rosa. COR-DE-ROSA!!! Foi paixão à primeira vista.


Andei pela loja com a caixinha na mão (era a última) ponderando se compraria -- afinal, eu só tenho em casa uns elásticos cor de borracha, horríveis -- ou se resistiria à tentação e me manteria firme no projeto.
Terminei devolvendo os lindinhos à prateleira, e confesso que foi com dor no coração. 💔

Engraçado isso, né? Um item tão insignificante e conseguiu me provocar a ponto de começarem as racionalizações que justificariam romper minha decisão de ser fiel ao plano.

Enfim, acredito que existirão muitas ocasiões semelhantes, com itens aparecendo para incitar compras e, se eu me render a uma coisinha aqui e outra ali, lá se vai tudo por água abaixo.
Olhando a foto acima ainda suspiro pelos elastiquinhos, mas uma parte minha fica feliz por não ter cedido, isso reforça minha força de vontade.


*Em tempo: sou totalmente consciente que Starbucks consta das listas de "consumismo devido a propaganda", porém, psicologicamente me faz bem e é opção minha continuar indo lá - e a usar iPhone, outro símbolo de consumo que, prá mim, é insubstituível.

** Parâmetros do desafio 
Não pode: roupas, bolsas, calçados, maquiagem, produtos de beleza, decoração, bijoux, papelaria. 
Pode: cafés, chocolates, e-books, substituições necessárias, lingerie, paetês, eletrônicos e presentes.
Exceções: compras em viagens, itens Alexander McQueen. 😄

Comentários