[Este post dá sequência a assunto iniciado no anterior, Moda como fuga da realidade]
Os sites de street fashion mais antenados -- Tommy Ton, Garance Doré -- fecharam seus blogs, o que está sendo visto como um sinal de que a era dos looks de street style está se acabando (opinião deste artigo).
Como costuma ocorrer com tudo na moda, esse desinteresse provavelmente só irá nos afetar muito mais para a frente, talvez com uns dois anos de atraso. Porém, vale a pena pararmos para pensar um pouco sobre o caso.
Garance Doré disse à Elle UK que o que se chama de street style atualmente não é absolutamente o estilo das ruas: é estilo de Fashion Week.
Realmente. Por acaso você já encontrou alguém andando nas ruas vestido como abaixo?
Talvez no início dessa moda de fotos em rua o foco fosse realmente registrar as pessoas que iam aos desfiles das Semanas de Moda e que tinham um estilo especial, único. Mas com o tempo isso se distorceu e, do registro de pessoas com estilo, passou-se a fotografar pessoas com outfits "exóticos" (para se dizer o mínimo).
Acabou o estilo próprio. Ficou somente o caricato, o exagero, a busca premeditada pelos 15 minutos de fama.
Isso posto, por que damos atenção a essas imagens? Está na hora de pararmos de olhar essas fotos como representação de estilo de pessoas antenadas e frequentadoras de Fashion Weeks e simplesmente ignorá-las pelo que são hoje: meras montagens que visam destacar seus autores num universo de vaidades.
Exotismo, bolsas da última coleção das maiores grifes, saltos altíssimos ou sapatos conceituais. Nada disso acrescenta algo à nossa noção de moda, ao nosso "street style".
Só nos resta concordar com os autores dos blogs encerrados: já cansou mesmo.
E com estas fotos da NYFW2015 'I rest my case'.